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Páscoa deve movimentar R$ 25 bilhões no comércio, com destaque para chocolates, vestuário e turismo
A Páscoa de 2025 promete aquecer o varejo brasileiro com uma expectativa de crescimento de 4,5% nas vendas em relação ao ano anterior, segundo projeção da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O otimismo se estende para além dos tradicionais chocolates: setores como vestuário, brinquedos e turismo também devem ser impulsionados pela data comemorativa.
De acordo com uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), realizada em parceria com a Offerwise Pesquisas, cerca de 103 milhões de brasileiros devem ir às compras nesta Páscoa. O levantamento aponta que 63% dos entrevistados têm intenção de comprar algum item para celebrar a data.
“A data é uma excelente oportunidade para o varejo inovar e se aproximar dos clientes. Investir em estratégias assertivas pode fazer toda a diferença nos resultados”, destaca Rogério Alcântara, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Vitória.
Entre os consumidores que pretendem comprar, 33% mencionaram o gosto pessoal por chocolates ou o desejo de presentear quem também aprecia, enquanto 26% enxergam na data uma tradição a ser mantida. Os filhos lideram a lista de presenteados, seguidos por mães, cônjuges, sobrinhos e o próprio comprador.
Gasto médio por pessoa
O gasto médio estimado é de R$ 250 por pessoa. Apesar da intenção de consumo, a pesquisa também mostra que o orçamento ainda pesa na decisão: o principal motivo para não comprar nada este ano é a intenção de economizar.
Para o presidente da CNDL, José César da Costa, o momento pede criatividade. “A data tem uma movimentação importante no comércio de todo o país. Neste momento vale a criatividade do lojista em ter opções mais baratas e de lembranças que caibam no bolso das pessoas. Sabemos que o brasileiro tem a tradição de comemorar a data, por isso, apesar da cautela, as pessoas não deixarão de fazer alguma compra”, avalia.
Industrializados x artesanais
Os ovos de chocolate industrializados seguem como os campeões de venda, com 55% da preferência dos consumidores. Na sequência, aparecem bombons, ovos artesanais, chocolates caseiros e barras industrializadas. Entre os compradores de ovos industrializados, 58% pretendem adquirir produtos para adultos e crianças, 27% apenas para adultos e 13% apenas para crianças.
Pesquisa de preços
A pesquisa revela ainda um comportamento de consumo cada vez mais planejado: 85% dos entrevistados afirmaram que irão pesquisar preços antes das compras, com destaque para as lojas físicas, que continuam sendo as preferidas tanto para a pesquisa (82%) quanto para a compra (95%). Supermercados lideram como o principal ponto de venda.
Formas de pagamento
Na hora de pagar, o consumidor deve optar majoritariamente pelo pagamento à vista (72%), sendo o PIX a modalidade mais utilizada (51%), seguido do cartão de débito (36%).
O impacto da inflação ainda é percebido: sete em cada dez consumidores consideram que os preços dos produtos estão mais altos do que no ano passado. Ainda assim, 55% planejam comemorar a Páscoa em casa, enquanto 19% irão para a casa dos pais e 13% para a de outros parentes, mantendo viva a tradição em família.
“Com a força das comemorações e o apelo emocional da data, a Páscoa de 2025 se desenha como um importante termômetro para o desempenho do varejo no primeiro semestre”, ressaltou Rogério Alcântara.