Receba os nossos informativos
Obtenha o melhor artigos que irão impulsionar o seu negócio, esteja atualizado toda a semana. Cancele a qualquer momento.
Segundo pesquisas, o consumidor brasileiro está cada vez mais inclinado a utilizar meios de pagamento digitais
O consumidor brasileiro está cada vez mais inclinado a utilizar meios de pagamento digitais, o que faz com que o dinheiro físico esteja com os dias contados. O Relatório Varejo 2024 da Adyen, líder global em pagamentos para grandes empresas, revela que um terço dos consumidores brasileiros (31%) já não carrega mais uma carteira física e realiza suas transações de forma digital.
A pesquisa também destaca o reconhecimento dos consumidores sobre o potencial de crescimento da digitalização nos próximos anos e seu impacto positivo nos pagamentos. Mais de um quarto dos consumidores acredita que a sociedade deve eliminar o uso de dinheiro no próximo ano, enquanto 31% preveem que isso ocorrerá entre três e cinco anos.
Os consumidores também buscam métodos mais simples e rápidos para realizar compras on-line. Cerca de 18% dos brasileiros desejam concluir transações com poucos cliques, inserindo o mínimo de informações possível. Em termos de segurança, 30% dos consumidores brasileiros já utilizam biometria, como impressão digital ou reconhecimento facial, para autenticar transações, comparado a 18% globalmente.
“O consumidor tem apreciado cada vez mais a conveniência da digitalização do dinheiro. O Pix desempenhou um papel importante ao impulsionar essa digitalização, acelerando a adoção e o aprendizado dos usuários, que começaram a explorar outras tecnologias, como carteiras digitais e transações por aproximação. Essa mudança de comportamento é fruto de anos de investimento do setor”, afirma Rogério Alcântara, presidente da CDL Vitória.
O Relatório Varejo 2024 mostra que 59% dos brasileiros abandonam lojas físicas e 46% desistem de compras online se não puderem pagar como desejam, evidenciando a exigência dos consumidores por jornadas de compras personalizadas. Mais de um quarto dos varejistas brasileiros reconhecem que atender essas expectativas é um desafio.
As empresas estão se adaptando para oferecer jornadas digitais mais flexíveis. Mais da metade das empresas brasileiras (51%) já aceitam pagamentos por carteiras digitais, como Apple Pay, Google Pay ou PayPal, quase o dobro da média global de 28%. Além disso, 25% dos varejistas brasileiros permitem checkouts online com apenas um clique, acima da média global de 19%.
As empresas brasileiras estão à frente na utilização de tokenização, tecnologia que converte dados de cartões em códigos personalizados, com 25% contra 16% da média global.
O Relatório Varejo 2024 aponta que 27% dos varejistas brasileiros ainda utilizam diferentes provedores de pagamento para transações on-line e físicas. Isso sugere que o varejo pode melhorar as experiências de pagamento e aumentar as taxas de autorização de transações legítimas.
“A integração de canais é essencial para a digitalização dos pagamentos. Adotar um provedor de pagamento único para transações digitais e físicas simplifica a implementação de novas soluções e métodos de pagamento, oferecendo às empresas uma vantagem competitiva ao atender a demanda dos consumidores por experiências de compra multicanais”, afirma o presidente da CDL Vitória.