Receba os nossos informativos
Obtenha o melhor artigos que irão impulsionar o seu negócio, esteja atualizado toda a semana. Cancele a qualquer momento.
Nas vitrines, uma explosão de plumas, paetês, glitter e muita cor! Sim, já estamos em ritmo de Carnaval e, cada vez mais, esta época do ano anima os lojistas, que veem o crescimento da festividade no Espírito Santo e as oportunidades geradas pela folia, que agita não apenas as ruas, mas também impulsiona o comércio de forma expressiva.
De acordo com estimativas da Fecomércio-ES, cerca de R$ 600 milhões serão movimentados durante o mês de fevereiro no Estado, registrando um crescimento de 2,5% nas atividades econômicas típicas do turismo em relação ao ano anterior. No cenário nacional, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) projeta que o Carnaval 2024 movimente R$ 9 bilhões, representando um aumento significativo de 10% em comparação a 2023.
Mas, como aproveitar as oportunidades? A primeira dica é ofertar produtos específicos para o Carnaval. Desde adereços, fantasias, chapéus, fitas até camisetas, bermudas, shorts e sandálias, a demanda é alta. A diversificação de produtos dentro dessa temática pode ser uma estratégia inteligente para atrair diferentes públicos.
Outra oposta é ir além dos tradicionais. E aí, não são apenas os lojistas especializados que podem se beneficiar. Outros setores, como supermercados (com ênfase em bebidas e alimentos), bares, restaurantes, hotéis, pousadas e atividades de entretenimento e lazer também podem aproveitar o aumento do movimento durante o Carnaval. Oferecer pacotes especiais, promoções temáticas ou menus carnavalescos pode atrair a atenção de locais e turistas.
A antecipação é a chave para maximizar os ganhos durante o Carnaval. Oferecer promoções especiais nas semanas que antecedem a festividade, incentivando os clientes a comprarem os produtos e serviços com antecedência impulsiona as vendas e cria uma sensação de urgência e empolgação.
Levar a festa para todos os canais, investindo em estratégias de marketing on-line e off-line, utilizando as redes sociais para divulgar produtos, promoções e criar engajamento; e as decorações temáticas na loja física para atrair ainda mais atenção dos consumidores locais é uma aposta essencial.
Mas, de nada adianta ter todos esses cuidados e esquecer do estoque. Ele precisa estar bem abastecido para atender à demanda esperada. Além disso, uma equipe treinada para proporcionar um atendimento ágil, eficiente e amigável, garantindo uma experiência positiva, se traduz em clientes fiéis.
No varejo e no setor de serviços, é preciso estar atento e aproveitar as oportunidades. E, nesta época, a solução é colocar o bloco na avenida, atraindo foliões para a sua loja ou estabelecimento, e garantindo um carnaval de vendas!