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Para o comércio, o Halloween está longe de ser assustador. Pelo contrário: a bruxa está solta e atraindo muita gente. É que, embora seja uma tradição muito forte nos Estados Unidos, a data vem ganhando espaço no Brasil durante todo o mês de outubro e movimenta diversos setores, como lojas de fantasias, doces, decoração e maquiagens, impulsionando as vendas e fidelizando clientes. Veja algumas dicas para também aquecer o seu negócio neste último trimestre do ano!
A decoração de Halloween é um dos principais atrativos para chamar a atenção do público. Use abóboras, morcegos, teias de aranha e outros adereços para criar um ambiente imersivo e convidativo.
Invista também na fachada da loja, pois ela será a primeira impressão que os clientes terão. As cores preto, laranja e roxo são tradicionais da data, e você pode complementar com manequins fantasiados ou efeitos sonoros assustadores. Não se esqueça de criar banners temáticos no site ou redes sociais, redirecionando os visitantes para promoções especiais.
O Halloween é a época ideal para lançar promoções criativas. Utilize a data como temática para descontos progressivos, que incentivem o cliente a retornar à loja até o ápice das ofertas no dia 31 de outubro. Também vale investir em produtos temáticos como doces personalizados, fantasias e maquiagens com um toque de Dia das Bruxas. Para lojas de alimentos, por exemplo, crie doces em formato de chapéus de bruxa ou abóboras, que podem ser grandes diferenciais.
Não adianta investir em decoração e promoções se ninguém souber disso. Portanto, crie uma campanha digital chamativa. Nas redes sociais, publique fotos temáticas, faça enquetes divertidas e crie concursos de fantasia para engajar seu público. No WhatsApp, envie mensagens e imagens personalizadas de Halloween com promoções e brindes para manter o relacionamento com seus clientes e incentivar compras.
Oferecer uma experiência diferenciada no ponto de venda é uma ótima forma de aumentar o engajamento dos clientes. Incentive sua equipe a se fantasiar no dia 31, crie concursos de fantasias ou ofereça um “cantinho para fotos” com cenários de Halloween. Distribuir brindes temáticos, como doces ou pequenos mimos, também é uma forma de surpreender o cliente e promover a fidelização.
Em 2023, as vendas no Dia das Bruxas foram três vezes melhores do que no ano anterior. Segmentos como fantasias, guloseimas e decoração têm visto um crescimento significativo em outubro.
Mas outras áreas também podem aproveitar esse dia. Alguns exemplos de segmentos que são buscados para o Halloween: maquiagens, manicure e pedicure, acessórios, artigos de festa, embalagens, design de fotos ou vídeos de Halloween. Além de bares e restaurantes, que podem faturar mais com eventos e cardápios exclusivos para o Halloween. A decoração e a festa são formas de atrair um público maior.
Com um planejamento criativo e estratégias bem executadas, os setores de comércio e serviço podem aproveitar ao máximo essa data festiva!