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O que leva o consumidor a comprar por impulso?

Notificação de loja é o que mais estimula compra por impulso, aponta estudo

O que leva o consumidor a comprar por impulso? A resposta a essa pergunta passa pela verdadeira chuva de anúncios que nos atinge a cada clique na internet e que, muitas vezes, não nos deixa escapar de dar uma espiadinha e de nos convencer de que realmente precisamos daquilo. Segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise, as notificações de ofertas de aplicativos de lojas são as que mais estimulam as aquisições inesperadas, seguidas por publicações ou anúncios no Instagram, e-mail marketing e publicações ou anúncios no Facebook.

De acordo com os consumidores, os produtos mais comprados por impulso pela internet são moda e vestuário, comidas e bebidas por delivery, itens para a casa e cosméticos, perfumes, produtos de beleza.

As principais razões admitidas para as compras não planejadas são promoção; porque ficam navegando na loja e acabam gostando de produtos; ficam navegando no Instagram ou Facebook, veem algo que gostam e acabam comprando; e recebimento de ofertas de novos produtos/ lançamentos.

Planejamento da compra

No quesito planejamento, 40% dos internautas costumam planejar suas compras on-line, enquanto 48% nem sempre o fazem. Já 12% admitem nunca se planejar nas compras.

“O consumidor deve ficar atento para não cair em tentação a cada clique. É importante saber utilizar a seu favor os mecanismos de busca para conseguir um bom preço e planejar as compras. O que não pode é ceder aos impulsos. Toda compra deve ser antes bem avaliada para não ultrapassar o orçamento, e não impedir o planejamento financeiro da família, seja para realização de planos e até mesmo para a formação de uma reserva financeira”, alerta o presidente da CNDL, José César da Costa.

Consumidor gosta de receber notificações?

Sim! De acordo com a pesquisa, nove em cada dez consumidores gostam de receber comunicação on-line das empresas, sendo que a maioria gosta de receber informações sobre ofertas e promoções, outros preferem lançamentos de novos produtos ou serviços e ainda contato pós-venda.

“O consumidor hoje é multicanal, faz pesquisas on-line antes das compras, gerando uma nova cultura de consumo. Busca reputação da loja, especificações e preços, e deseja atendimento personalizado e rápido. Empresas precisam se adaptar a essa forma de consumir”, destaca Rogério Alcântara, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Vitória.

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