Receba os nossos informativos
Obtenha o melhor artigos que irão impulsionar o seu negócio, esteja atualizado toda a semana. Cancele a qualquer momento.
Quais são as 10 qualidades que todo líder deve ter? A primeira delas é otimismo! Então, se você é pessimista, já tira isso da sua vida agora mesmo e leia as linhas abaixo para descobrir o que Bob Iger, atual CEO da Disney, no auge dos seus 72 anos de sabedoria, tem a ensinar!
Segundo publicado no livro do executivo, “The Ride of a Lifetime” (A viagem de uma vida), que foi um sucesso de vendas, espera-se de um bom líder as qualidades:
Para Bob Iger, o otimismo é uma das qualidades mais importantes em um bom líder: “Deve haver um entusiasmo pragmático pelo que pode ser alcançado”. Em declaração reproduzida no site Optimist – The Centre For Optimism, Iger acrescenta que mesmo diante de escolhas difíceis e resultados aquém do ideal, o líder otimista não deve ceder ao pessimismo. E acrescenta que “as pessoas não são motivadas ou energizadas por pessimistas.”
De uma infância em família humilde a uma trajetória como mega executivo em grandes empresas, após entrar para a Disney em 1996, Bob Iger renunciou à função de CEO em 2020, para a qual retornou em 2022. Seu contrato foi estendido por mais dois anos, dando ao executivo mais tempo para encontrar um sucessor.
Bob Iger cresceu na cidade de Nova Iorque e seus pais eram trabalhadores que incutiram nele a perseverança e a importância da educação. O pai, John, trabalhava como encanador, enquanto a mãe, Mimi, uma ex-enfermeira, dedicou-se a criar Bob e sua irmã mais nova. A veia empreendedora de Iger se manifestou ainda na infância, quando montou barracas de venda de limonada nas ruas e outros pequenos negócios com amigos.
Após sua graduação, Bob Iger embarcou numa rica jornada na indústria da mídia. Em 1974, sua carreira deu uma guinada, quando ingressou na prestigiada American Broadcasting Company (ABC). Suas ideias e estratégias inovadoras levaram a ABC a novos patamares, solidificando sua posição como uma potência na indústria de mídia.
Em 1996, Iger decidiu ir da ABC para a Disney, que na época enfrentava muitos desafios e um futuro incerto. Iger não perdeu tempo e implementou na Disney medidas ousadas, como a aquisição da Pixar, Marvel e Lucasfilm, o que proporcionou um grande crescimento nos anos seguintes.
Sob sua liderança, a Disney também abraçou a mídia digital e expandiu sua presença na indústria de streaming com o lançamento do Disney+. Essa mudança permitiu que a Disney alcançasse um público mais amplo e competisse com outros gigantes do streaming.
Uma inspiração, não é mesmo?