Receba os nossos informativos
Obtenha o melhor artigos que irão impulsionar o seu negócio, esteja atualizado toda a semana. Cancele a qualquer momento.
Cinco Câmaras de Dirigentes Lojistas do Brasil foram premiadas no projeto Varejo Inteligente Conecta Brasil, uma iniciativa do Sebrae com a CDL Belo Horizonte que capacitou gratuitamente, em todo o País, 900 micro e pequenas empresas do setor de comércio, varejo e serviço este ano. E a CDL Vitória foi uma delas.
Ou seja, tem capixaba se destacando nacionalmente nesse programa de aceleração. A premiação será no dia 31 de outubro, em Belo Horizonte (MG). “No Estado, a CDL acompanhou 30 empresas, que inseriram, com o programa, ferramentas e aprendizados sobre gestão. Muitas delas já estão colhendo frutos nos resultados e na organização do negócio”, comentou Rogério Abranches Alcântara, presidente da CDL Vitória.
Uma delas é a Fabi Petri Joias, comandada por Fabiana Petri e Francieli Petri, que se destacou entre as cinco melhores do país este ano no programa Varejo Inteligente.
“Foi um privilégio fazer parte do Varejo Inteligente Conecta Brasil e ter a oportunidade de receber uma consultoria, participar dos workshops e colocar em prática todos os ensinamentos. Isso trouxe muitos resultados para a nossa empresa. Conseguimos implantar novos projetos, estamos sempre inovando, aprendemos a metrificar melhor e foi simplesmente maravilhoso! A gente não esperava ter um resultado tão grande. Ficamos muito felizes em estar entre as cinco empresas de destaque no Brasil no programa. Só gratidão a CDL e ao Sebrae por nos proporcionar essa oportunidade de participar do Varejo Inteligente”.
No Espírito Santo, o acompanhamento das empresas foi feito pelo Caleb Fernandes e pela Ana Paula Serrano, representantes da CDL Vitória no projeto. E, no começo de setembro, a Analista de Inovação da CDL BH, Janaine Timóteo, esteve em Vitória, para analisar o progresso do programa no Estado.
“No Espírito Santo, a CDL Vitória tem papel muito importante na mobilização e acompanhamento das empresas do Estado, que estão transformando suas vidas e inserindo ferramentas e aprendizados sobre gestão, sendo que muitas delas já estão colhendo frutos nos resultados e na organização do negócio”, comentou Janaine.
As empresas que se inscreveram e foram selecionadas passaram por 4 meses de capacitação para transformar seus negócios por meio de aprendizado, conexões e inovações, gerando grandes resultados.
“O programa é ideal para empresas e microempresas que buscam eficiência e melhoria de seus resultados por meio de transformação pela inovação. Trata-se de uma iniciativa para promover a mudança de mentalidade dos empresários participantes, desmistificando a inovação e tornando sua prática possível em seu dia a dia em médio e longo prazo”, comentou o superintendente da CDL Vitória, Wagner Junior Corrêa.
A inovação deve fazer parte do dia a dia de qualquer empresário, independentemente do porte do seu negócio, como reforça Rogério Alcântara: “a dinâmica da comunicação atualmente não permite que os negócios estejam fora do ‘timing’ acelerado, portanto é importante que todos se mantenham atualizados, principalmente as MPEs”.
Dados: estudo do Sebrae com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), de 2022, revelou que os principais retornos obtidos pelos pequenos negócios que inovaram foram a conquista de novos clientes (85%), a melhoria de processos (55,4%), o aumento das vendas (53,8%) e a fidelização dos clientes (41,3%).A pesquisa mostrou ainda que 67% dos micro e pequenos empresários almejam buscar apoio externo para inovar e 63,4% já foram em busca de ideias fora do ambiente da empresa.
Setor: somente em 2022, as micro e pequenas empresas foram responsáveis por 72% dos quase dois milhões de postos de trabalho gerados no país. O setor de comércio e serviços corresponde a 50% desse montante de empresas, sendo que somente o segmento de serviços equivale a 30% e o comércio a 20%.
Informações: saiba mais sobre o programa acessando o site varejointeligentebrasil.com.br.