Receba os nossos informativos
Obtenha o melhor artigos que irão impulsionar o seu negócio, esteja atualizado toda a semana. Cancele a qualquer momento.
Neste domingo, dia 18, comemoramos uma data muito especial! É que a CDL Vitória completa 60 anos transformando o comércio, com muito orgulho de ser sexagenária e de estar sempre atenta às inovações para oferecer as soluções mais adequadas para os empresários, ajudando assim a desenvolver também a economia do Espírito Santo e a melhorar a vida dos capixabas.
Para marcar essas seis décadas de atuação em prol do empreendedorismo, será realizada uma grande festa no próximo dia 23, no Ilha Buffet, em Vitória, com a presença dos colaboradores, diretores, parceiros e autoridades do Estado. Será uma verdadeira viagem no tempo. Ao entrar no evento, os convidados vão passar por um túnel com imagens que contam toda a trajetória da instituição e, consequentemente, do comércio de Vitória.
“Há 60 anos, a CDL Vitória guia os empreendedores através de mudanças tecnológicas, tendências de consumo e desafios econômicos. Temos muito orgulho desta instituição sexagenária, que não para de crescer e de se reinventar para oferecer sempre as melhores ferramentas para os seus associados”, comentou Rogério Abranches Alcântara, presidente da entidade.
Foram muitas as transformações. Em 1964, quando a CDL Vitória foi criada sob a liderança de Humberto Cosate, o mundo ainda era analógico, o comércio bem informal, com a prática da “venda fiado”, onde tudo era anotado em uma caderneta para posterior pagamento.
Depois vieram as conversas, baseadas em um modelo desenvolvido por empresários gaúchos, para a montagem de um banco de informações a respeito dos clientes das lojas, enfocando a relação compra versus pagamento. Eram os primórdios do “Serviço de Proteção ao Crédito” do lojista, o SPC. Tudo era manual e, assim, era possível ver as diversas atendentes debruçadas sobre grandes bancadas repletas de fichas.
Foi somente em 1987 que se fez a migração de todas as informações registradas em fichas para arquivos informatizados em servidores, com a informatização da base de dados do SPC. E, em 2003, ocorreram as integrações regionais e estaduais. A base de dados de Vitória passou, então, a integrar o SPC Brasil.
Ao longo de seus 60 anos, a CDL Vitória acompanhou várias culturas de compras: cheque pré-datado, carnês, cartão de crédito, aplicativos e PIX, por exemplo, sempre transformando os desafios em oportunidades.
Os serviços prestados também foram ampliados e diversificados. Vieram parcerias para capacitações e treinamentos, contratos comerciais com diversas instituições para oferecer mais vantagens e benefícios para os empresários e seus colaboradores.
Foi fundada a ala jovem da entidade, promovendo o empreendedorismo entre os mais novos e desenvolvendo ações em prol do meio ambiente, desenvolvimento sustentável e por uma carga tributária mais justa.
A relação com governos e autoridades locais também só se expandiu, e a CDL Vitória participou ativamente de grandes decisões e investimentos para o desenvolvimento do comércio e do Espírito Santo.
A sede atual, que ficou pronta em 1997, após três anos dedicados a obras, em um projeto de valorização do Centro de Vitória, também segue se modernizando e se adaptando aos novos tempos. Exemplo disso foi a criação do coworking e dos estúdios para a gravação de podcasts, tão fundamentais para as estratégias de vendas nos dias de hoje.
Atualmente, são mais de 1.500 empresas associadas à CDL Vitória, diversos convênios nas áreas: financeira e de negócios, de gestão, de saúde, de publicidade e MKT, ambiental, educacional, jurídica, tecnológica, de alimentação e de lazer. E, entre as soluções prestadas temos SPC, coworking, endereço fiscal, certificado digital, CDL Saúde, estúdios de gravação e muito mais. É a CDL caminhando dos 60 para os 6.0!