Pesquisar

CDL Vitória completa 60 anos de atuação em prol docomércio capixaba

São seis décadas transformando o setor lojista e oferecendo as melhores soluções aos empresários e à sociedade capixaba

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Vitória acaba de completar seis décadas! Sim, são 60 anos transformando o comércio e sempre atenta às inovações para oferecer as soluções mais adequadas para os empresários, ajudando a desenvolver também a economia do Espírito Santo e a melhorar a vida dos capixabas.

Quando surgiu, em 18 de fevereiro de 1964, sob a liderança de Humberto Cosate, o mundo ainda era analógico, o comércio bem informal, com a prática da “venda fiado”. Nesse cenário, acompanhou, sempre inovando, toda a revolução tecnológica e cultural do varejo, passando das anotações em cadernetas, para as caixas registradoras, os computadores e os moderno softwares de gestão. Do dinheiro para os carnês, cheques, cartões e pix.

“Na década de 1960, praticamente tudo era manual. A entidade cresceu em representatividade ao adotar um modelo que estava sendo implantado por empresários gaúchos e que seria o precursor do atual Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Naquela época, era possível ver as diversas atendentes debruçadas sobre grandes bancadas repletas de fichas. Foi somente em 1987 que se fez a migração de todas as informações registradas em fichas para arquivos informatizados em servidores, com a informatização da base de dados do SPC. E, em 2003, ocorreram as integrações regionais e estaduais. A base de dados de Vitória passou, então, a integrar o SPC Brasil”, comentou Rogério Abranches Alcântara, atual presidente da entidade.

Diversificação dos serviços oferecidos

Com o tempo, os serviços prestados pela entidade também foram ampliados e diversificados. Vieram parcerias para capacitações e treinamentos, contratos comerciais com diversas instituições para oferecer mais vantagens e benefícios para os empresários e seus colaboradores.

A relação com governos e autoridades locais também só se expandiu, e a CDL Vitória participou ativamente de grandes decisões e investimentos para o desenvolvimento do comércio e do Espírito Santo.

Atualmente, segue se modernizando e se adaptando aos novos tempos. Exemplo disso são as soluções prestadas aos mais de 1.500 associados: SPC, coworking, endereço fiscal, certificado digital, CDL Saúde, estúdios de gravação e muito mais. Todas tão fundamentais para as estratégias de vendas nos dias de hoje. É a CDL caminhando dos 60 para os 6.0!

Festa de 60 anos

Para marcar essas seis décadas de atuação em prol do empreendedorismo, será realizada uma festa no próximo dia 23, em Vitória, com a presença dos colaboradores, diretores, parceiros e autoridades do Estado. Será uma verdadeira viagem no tempo.

Na entrada, os convidados passarão pelo Café Museu, com a exposição de peças antigas, como máquina de escrever e registradora, fotos e documentos contando a história do comércio e da CDL.

Na sequência, um túnel conduz pelas seis décadas de história, com projeções nas paredes e no chão, em uma imersão 360 graus, com efeitos visuais e sonoros. Até chegar à Sala 6.0, que é onde vai rolar a festa, com um ar bem futurista e ambientes Instagramáveis. História, cultura e diversão em um único lugar, ao som da banda Evidence.

Trezentos e cinquenta convidados, empresários, autoridades, colaboradores e personagens que fizeram parte da história da entidade já confirmaram presença neste encontro histórico. Entre eles, José Caetano Rampinelli, Ilson Bozzi, Marcelo Salles, Estanislau Ventorim, Carlo Fornazier, Cláudio Sipolatti e Adriano Ohnesorge, que já estiverem no comando da instituição. “Além desses ex-presidentes da entidade, teremos a presença de parentes de alguns diretores que já não estão entre nós. Uma forma de homenagear e representar esses grandes líderes, que foram fundamentais para o fortalecimento do comércio e para o desenvolvimento econômico de Vitória”, comentou Rogério Alcântara.

“Há 60 anos, a CDL Vitória guia os empreendedores através de mudanças tecnológicas, tendências de consumo e desafios econômicos. Temos muito orgulho desta instituição sexagenária, que não para de crescer e de se reinventar para oferecer sempre as melhores ferramentas para os seus associados”, comentou Rogério Abranches Alcântara, presidente da entidade.

Alguns fatos marcantes da CDL Vitória de 1964 a 2024:

Criação: em 18 de fevereiro de 1964, Humberto Cosate solicitou registro do estatuto da entidade em cartório. A data da primeira ata de reunião da CDL foi 28 de fevereiro de 1964. Nesta ocasião, foi eleita a primeira diretoria.

Quem foram os presidentes da entidade ao longo desses 60 anos: Humberto de Freitas Cosate, Cezar Augusto Nogueira, Lauro de Mello Maranhão, Samuel Antônio Moyses, Nilo Cardoso Marins, Constanteen Helal, Jadir da Silva Primo, Fiorino Pedro Petrochi, José Assad, Juarez de Paiva Britto, Ismar Cândido Tomaz, José Caetano Rampinelli, Ilson Xavier Bozi, Hélcio Rezende Dias, Marcelo Salles Barbosa, Estanislau Ventorim, Carlo Fornazier, Cláudio Sipolatti, Adriano Ohnesorg e Rogério Abranches Alcântara (atual presidente da CDL Vitória)


SPC: as conversas iniciais do até então Clube de Diretores Lojistas de Vitória giraram em torno da montagem de um banco de informações a respeito dos clientes das lojas, enfocando a relação compra versus pagamento. Era o “Serviço de Proteção ao Crédito” do lojista, o SPC. Em seguida, contratou-se uma secretária para ajudar nos trabalhos de montagem e manutenção do cadastro. Ela organizava as fichas e atendia aos telefonemas.

Parceria: até os bancos eram clientes da CDL em consultas de crédito. No escritório, era possível ver as diversas atendentes debruçadas sobre grandes bancadas repletas de fichas, ainda controladas manualmente.

Informatização: em 1987, fez-se a migração de todas as informações registradas em fichas para arquivos informatizados em servidores. Este foi um dos grandes investimentos que a CDL promoveu no SPC: a informatização da base de dados. Até então, tudo era controlado manualmente em fichas. Com o surgimento dos computadores, naquela época, acessíveis somente às grandes empresas, os dados foram transferidos para o ambiente digital.

Nome: somente em 1995, o nome passou de Clube de Diretores Lojistas para Câmara de Dirigentes Lojistas de Vitória.

Sede atual: a sede atual da CDL Vitória foi inaugurada nas celebrações de 33 anos da entidade, em 16 de julho de 1997, sob a presidência de Ilson Xavier Bozzi. Foram três anos dedicados às obras, em um projeto de valorização do Centro de Vitória.

Integração: em 2003, ocorreram as integrações regionais e estaduais. A base de dados de Vitória passou, então, a integrar o SPC Brasil. A importância do novo sistema estava em colaborar com os lojistas que vendiam a crediário e valiam-se muito do sistema de cheques pré-datados.

Ala jovem: em 2004, foi criada a CDL Jovem Vitória, com membros de 18 a 38 anos, diversos projetos e ações em prol do empreendedorismo e desenvolvimento sustentável.

Cultura de compras: a CDL acompanhou várias culturas de compras: cheque pré-datado, cartão de crédito, carnês, aplicativos e PIX. Em todas, viu desafios, oportunidades e ajudou os comerciantes a conseguirem as melhores soluções.

Adaptação aos novos tempos: a sede atual, que ficou pronta em 1997, após três anos dedicados a obras, em um projeto de valorização do Centro de Vitória, também segue se modernizando e se adaptando aos novos tempos. Exemplo disso foi a criação do coworking e dos estúdios para a gravação de podcasts, tão fundamentais para as estratégias de vendas nos dias de hoje.

Os melhores produtos e serviços para os associados: atualmente, são mais de 1.500 empresas associadas à CDL Vitória, diversos convênios nas áreas: financeira e de negócios, de gestão, de saúde, de publicidade e MKT, ambiental, educacional, jurídica, tecnológica, de alimentação e de lazer. E, entre as soluções prestadas temos SPC, coworking, endereço fiscal, certificado digital, CDL Saúde, estúdios de gravação e muito mais.

Compartilhe 👍

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba os nossos informativos

Obtenha o melhor artigos que irão impulsionar o seu negócio, esteja atualizado toda a semana. Cancele a qualquer momento.