Pesquisar

Aquaviário terá novas estações, entre elas uma parada na Rodoviária de Vitória

Essa era uma reinvindicação do setor de comércio e serviços do Estado para estimular o movimento no Centro de Vitória

Disponibilizando de 90 a 100 lugares, com três estações e duas linhas, o Sistema Aquaviário será expandido em breve. O primeiro novo ponto de embarque e desembarque de passageiros será na Rodoviária de Vitória, cujas licenças, segundo o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, já estão garantidas, dependendo agora apenas da parte administrativa.

O setor de comércio e serviços do Estado comemora a notícia, visto que já havia solicitado, por meio das instituições Câmara de Dirigentes Lojistas de Vitória (CDL Vitória), Fecomércio-ES e Sindilojas Vitória, novas estações, com uma atenção especial ao Centro de Vitória, conforme trecho abaixo do ofício encaminhado em 11 de setembro de 2023 ao governador do Espírito Santo, Renato Casagrande.

“Gostaríamos de solicitar à v.s.a, a consideração e o apoio para a criação de um ponto de embarque e desembarque do Aquaviário no Centro de Vitória. Tal medida não apenas facilitaria o acesso de turistas e visitantes ao Centro Histórico de Vitória, como também, impulsionaria o comércio local, contribuindo para o crescimento econômico e o desenvolvimento da região, além de oferecer uma opção de mobilidade alternativa e sustentável, reduzindo a pressão sobre as vias terrestres e contribuindo para a melhoria da mobilidade urbana de toda a Região Metropolitana”.

O governo já está fazendo também estudos para a reativação do antigo Terminal Dom Bosco, atendendo às necessidades de Pessoas com Deficiência e cadeirantes, já que nesse ponto de embarque o mar “bate” menos forte do que na Praça do Papa. Para isso, estão sendo feitas análises de maré e ondulação.

Além de outros pontos no Centro de Vitória, ainda estão em análise para abrigar novas estações: o antigo Museu da Vale, em Vila Velha, e a nova Orla de Porto de Santana, em Cariacica.

“O Centro vem passando por um processo de revitalização e é considerado o coração do comércio de Vitória, abrigando uma ampla variedade de lojas, restaurantes e estabelecimentos de serviços. A diversidade de opções atrai consumidores de toda a região metropolitana, contribuindo para a economia local. Assim, mais estações do Sistema Aquaviário vêm a somar para ampliar ainda mais a potência da região”, comentou o presidente da CDL Vitória, Rogério Alcântara.

Atualmente, estão em funcionamento a estação da Praça do Papa, em Vitória, a estação de Porto Santana, em Cariacica, e a estação de Prainha, em Vila Velha.

Compartilhe 👍

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba os nossos informativos

Obtenha o melhor artigos que irão impulsionar o seu negócio, esteja atualizado toda a semana. Cancele a qualquer momento.

Precisa de ajuda?
Converse com um especialista!
Olá! 👋 Podemos te ajudar?