Pesquisar

De 1964 a 2024: alguns fatos marcantes dos 60 anos da CDL Vitória

Criação do SPC Brasil, informatização, nova sede, surgimento da CDL Jovem Vitória e muito mais

Neste mês que marca os 60 anos da CDL Vitória, que serão completados no próximo dia 18, que tal uma viagem no tempo com alguns fatos de 1964 a 2024 que marcaram a história dessa importante entidade de fomento ao comércio e ao desenvolvimento econômico do Estado?

Para começar, imagine um monte de fichas de papel com dados dos clientes das lojas, várias atendentes debruçadas sobre elas para pesquisar, manualmente, as informações solicitadas pelos comerciantes e, até mesmo, pelos bancos! Sim, assim surgiu a CDL Vitória e o “Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). A informatização só veio em 1987, quando fez-se a migração de todas as informações registradas em fichas para arquivos digitais em servidores.

Viaje conosco nesta linha do tempo

Criação: em 18 de fevereiro de 1964, Humberto Cosate solicitou registro do estatuto da entidade em cartório. A data da primeira ata de reunião da CDL foi 28 de fevereiro de 1964. Nesta ocasião, foi eleita a primeira diretoria.

SPC: as conversas iniciais do até então Clube de Diretores Lojistas de Vitória giraram em torno da montagem de um banco de informações a respeito dos clientes das lojas, enfocando a relação compra versus pagamento. Era o “Serviço de Proteção ao Crédito” do lojista, o SPC. Em seguida, contratou-se uma secretária para ajudar nos trabalhos de montagem e manutenção do cadastro. Ela organizava as fichas e atendia aos telefonemas.

Parceria: até os bancos eram clientes da CDL em consultas de crédito. No escritório, era possível ver as diversas atendentes debruçadas sobre grandes bancadas repletas de fichas, ainda controladas manualmente.

Informatização: em 1987, fez-se a migração de todas as informações registradas em fichas para arquivos informatizados em servidores. Este foi um dos grandes investimentos que a CDL promoveu no SPC: a informatização da base de dados. Até então, tudo era controlado manualmente em fichas. Com o surgimento dos computadores, naquela época, acessíveis somente às grandes empresas, os dados foram transferidos para o ambiente digital.

Nome: somente em 1995, o nome passou de Clube de Diretores Lojistas para Câmara de Dirigentes Lojistas de Vitória.

Sede atual: a sede atual da CDL Vitória foi inaugurada nas celebrações de 33 anos da entidade, em 16 de julho de 1997, sob a presidência de Ilson Xavier Bozzi. Foram três anos dedicados às obras, em um projeto de valorização do Centro de Vitória.

Integração: em 2003, ocorreram as integrações regionais e estaduais. A base de dados de Vitória passou, então, a integrar o SPC Brasil. A importância do novo sistema estava em colaborar com os lojistas que vendiam a crediário e valiam-se muito do sistema de cheques pré-datados.

Ala jovem: em 2004, foi criada a CDL Jovem Vitória, com membros de 18 a 38 anos, diversos projetos e ações em prol do empreendedorismo e desenvolvimento sustentável.

Cultura de compras: a CDL acompanhou várias culturas de compras: cheque pré-datado, cartão de crédito, carnês, aplicativos e PIX. Em todas, viu desafios, oportunidades e ajudou os comerciantes a conseguirem as melhores soluções.

Gostou? Em breve, mais feitos sobre a CDL Vitória, instituição que sempre esta à frente do seu tempo!

Compartilhe 👍

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba os nossos informativos

Obtenha o melhor artigos que irão impulsionar o seu negócio, esteja atualizado toda a semana. Cancele a qualquer momento.