Receba os nossos informativos
Obtenha o melhor artigos que irão impulsionar o seu negócio, esteja atualizado toda a semana. Cancele a qualquer momento.
Para conferir de perto as inovações tecnológicas, estabelecer conexões estratégicas com representantes dos maiores varejistas do país, compreender o comportamento do consumidor pós-pandemia e debater os rumos do setor de comércio e serviços, uma comitiva capixaba composta por 44 representantes da CDL Vitória e CDL Jovem Vitória esteve presente na 57ª Convenção Nacional do Comércio Lojista. O evento, realizado em Balneário Camboriú (SC) entre os dias 19 e 21 de setembro, reuniu mais de 4 mil líderes de todo o Brasil e contou com palestras e painéis sobre temas essenciais para o futuro do varejo.
Entre os participantes, estavam nomes de destaque do movimento lojista do Espírito Santo, como Rogério Alcântara, presidente da CDL Vitória; Carlos Marianelli; Lesio Contarini; Eric Cruz, Chris Badke e Adriano Ohnesorge.
Com o tema “Omnivarejo: uma nova experiência nas relações de consumo”, o evento organizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL-SC) trouxe uma agenda repleta de painéis e palestras focadas em inovação tecnológica, sustentabilidade e experiência do cliente, além de abrir espaço para networking e troca de ideias.
Marcas renomadas como Meta, Amazon, Linx, Renner e Natura apresentaram cases de sucesso, mostrando como as tendências tecnológicas moldam o futuro das relações de consumo.
José César da Costa, presidente da CNDL, destacou na ocasião a credibilidade que o Sistema CNDL tem para o setor. “Somos uma entidade com reconhecida capilaridade e capacidade de mobilização. Possuímos 2 mil entidades, estamos presentes em todos os Estados da Federação, temos mais de 500 mil empresas associadas e 1,4 milhão de pontos de vendas”.
Um dos momentos mais aguardados da convenção foi a palestra do filósofo Mario Sérgio Cortella, que discutiu “Cenários turbulentos, mudanças velozes”. Ele enfatizou que, em tempos de rápidas transformações, as empresas que investem em aprendizado contínuo e inovação se destacam no mercado. “O conhecimento só tem valor quando é colocado na prática. Empresas que mantêm um ambiente de aprendizagem contínua estão mais preparadas para lidar com incertezas”, afirmou.
Cortella reforçou que, ao invés de ver a mudança como uma ameaça, os líderes devem enxergá-la como uma oportunidade para crescer e se reinventar. Suas reflexões serviram como um chamado para os lojistas estarem preparados para o futuro incerto e dinâmico do varejo. “Mudança não é ruptura, é continuação. Quem não entende isso, fica para trás”, afirmou o pensador em uma de suas reflexões.
Outra palestra de grande impacto foi a do empresário Guilherme Benchimol, fundador da XP Investimentos, que discutiu a importância da cultura organizacional voltada para a inovação e o cliente. “O futuro do varejo passa por entender as reais necessidades dos consumidores e se antecipar a elas. As empresas que conseguirem manter esse foco, aliando tecnologia e experiência personalizada, vão liderar o mercado nos próximos anos”, afirmou Benchimol.
Além dos painéis e palestras, o Omnivarejo 2024 foi um grande hub de parcerias estratégicas, permitindo que empresários de todas as regiões do Brasil estreitassem laços e iniciassem conversas promissoras para o futuro de suas empresas. A convenção terminou em clima de celebração com um show da Banda Roupa Nova, coroando três dias de intensa troca de conhecimento e experiências.
Rogério Alcântara, presidente da CDL Vitória, comentou sobre a importância do evento para os empresários capixabas: “A convenção foi fundamental para ampliarmos nossa visão sobre as tendências do varejo e estabelecermos conexões. Ela nos permitiu entender melhor as transformações do mercado e como podemos aplicá-las para continuar crescendo. Saímos mais preparados para enfrentar os desafios do futuro, sempre buscando inovação, fortalecendo nosso movimento lojista e a excelência nas relações com os clientes”.
Com o sucesso do Omnivarejo 2024, as expectativas já estão voltadas para a próxima edição da convenção. Paraíba e Pernambuco estão na disputa para sediar o encontro em 2026, e a escolha será realizada nos próximos meses. Independentemente do destino, a edição de 2026 promete ser ainda maior e mais transformadora, consolidando a convenção como um dos principais encontros do setor varejista no Brasil.