Confiança para 2020

O comerciante Danilo Alpino Junior, proprietário da Fumaral, tradicional pet center localizado na Vila Rubim, está otimista para 2020. Segundo ele, 2019 foi um ano difícil para o seu negócio, com retração do consumo, mas a expectativa é que as medidas anunciadas ao longo do ano passado pelo governo federal contribuam para um cenário econômico mais favorável. Confira a entrevista.

Como surgiu a Fumaral?

A Fumaral foi fundada pelo meu pai, Danilo Alpino, em 1980. A loja se chama assim porque o meu pai tinha uma fábrica de fumo no interior de Minas Gerais, mas a maior parte dos seus clientes ficava aqui no Espírito Santo. Então, incentivado pelos amigos, ele resolveu abrir a loja em Vitória. Com o tempo, passamos a vender produtos da linha pet, especialmente para pássaros. Esse ramo foi se desenvolvendo mais e resolvemos direcionar o negócio para esse segmento. Hoje somos um pet center com uma grande variedade de itens e serviços voltados para animais de estimação. Mas, como o nome da loja já era bem conhecido, decidimos mantê-lo.

Como foi o ano de 2019 para o seu negócio?

Foi um ano diferente, com movimento menor. Mas essas fases mais difíceis sempre servem de aprendizado. Aprendemos a adotar um modelo de negócio mais enxuto, produzindo com menos e sendo mais criativos.

Quais as suas expectativas para 2020?

Estou otimista para o novo ano. Já vemos movimentações melhores na economia e a gente acredita que o setor varejista terá um desempenho mais positivo. Como o comércio eletrônico vem crescendo, tenho procurado adequar o negócio a essa nova realidade.

Como é a relação da Fumaral com a CDL Vitória?

Temos uma relação bem antiga com a CDL Vitória. Sou associado há quase 20 anos e utilizo ou já utilizei diversos produtos, como consultoria jurídica, consulta de crédito, cursos, Certificado Digital e planos de saúde. São soluções que sempre me ajudaram na gestão do meu negócio.

Qual a importância da CDL Vitória para a Fumaral?

A entidade tem um papel muito importante para o meu negócio e para o desenvolvimento de todo o comércio varejista da capital. Já fiz parte da diretoria e pude acompanhar de perto o trabalho que a CDL Vitória realiza pelo bem do setor. A entidade sempre busca, dentro das possibilidades, oportunidades para o comércio crescer e se fortalecer.

Recommended Posts