Receba os nossos informativos
Obtenha o melhor artigos que irão impulsionar o seu negócio, esteja atualizado toda a semana. Cancele a qualquer momento.
Se você é autônomo e não tem um salário fixo todo mês já deve ter se perguntado como usar melhor o seu tempo e fazer a tal da organização financeira. Mas organização e planejamento não são qualidades exclusivas de quem é CLT, viu? Os autônomos devem se atentar ainda mais a esses detalhes para não ficarem no vermelho e sem tempo para a vida pessoal.
Quer algumas dicas para ajudar a manter uma rotina produtiva e protegida de armadilhas financeiras? Confira:
Um erro muito comum dos profissionais autônomos é misturar as finanças pessoais com as do negócio, o que pode virar um problema gigantesco porque, dessa forma, não há como manter controle dos custos fixos da empresa, dos ganhos e do que realmente pode ser considerado lucro.
Parece óbvio, mas alguns profissionais esquecem que é preciso administrar seu trabalho como uma empresa, não como uma extensão de casa. Ou seja, você deve garantir o fluxo de caixa e ter sempre um dinheiro necessário para reinvestir e manter a empresa funcionando.
Com as finanças da empresa em ordem, é possível definir um salário que você pode retirar e usar para as contas pessoais. Certo?
Mesmo tendo maior flexibilidade de horários, um costume muito comum de quem é profissional autônomo é trabalhar em jornadas muito longas e exaustivas. Para manter uma vida saudável, é preciso respeitar as pausas para se alimentar corretamente, descansar e preparar o corpo para o dia seguinte. Em casa, isso pode ser mais difícil do que num escritório, mas é tão necessário quanto.
Também é muito importante organizar as férias. Não ter um período dedicado ao descanso pode causar cansaço extremo, estresse, queda de produtividade e problemas de saúde muito sérios. Por isso, respeite seu corpo e programe essa pausa pelo menos uma vez por ano. Dessa forma, você volta mais disposto e pronto pra iniciar projetos novos e manter o sucesso na vida profissional.
Como a sua renda não é completamente previsível, um profissional autônomo precisa de uma reserva de emergência para estar preparado para essas oscilações no orçamento. Os custos de uma empresa são fixos e os da casa também, por isso é preciso ter essas dívidas cobertas, independente de quanto entra de dinheiro por mês.
Na prática funciona assim: sempre que o faturamento for maior do que o previsto, guarde dinheiro para esse fundo de emergência. Calcule o valor necessário para quitar as contas por 6 meses e, assim, você fica tranquilo mesmo sem saber como serão os meses seguintes.
Ainda pensando em poupar para o futuro, você pode aumentar essas reservas colocando seu dinheiro para trabalhar por você. Existem muitos tipos de investimentos, e você pode escolher entre eles de acordo com seus objetivos. Você pode elencar categorias como: aposentadoria, faculdade dos filhos, férias do ano, etc.
Pesquise sobre esse assunto e aprenda a avaliar características como prazo, rendimento e liquidez, assim você consegue definir metas e analisar em qual opção é melhor investir para alcançar cada uma delas.
Com essas dicas, você que é profissional autônomo se protege contra os perigos dessa modalidade de trabalho e aproveita os benefícios, que são muitos e podem ser muito legais pra você.
Fonte: Meu Bolso Feliz