Receba os nossos informativos
Obtenha o melhor artigos que irão impulsionar o seu negócio, esteja atualizado toda a semana. Cancele a qualquer momento.
A ferramenta SOS Comércio, que é um tipo de alerta virtual e que funciona por aplicativo, já está em operação, em fase de testes, em Vitória. A ideia é reduzir o tempo no atendimento nas ocorrências em comércios na Capital, acionando diretamente a Guarda Municipal.
Essa é uma conquista tanto para os comerciantes quanto para os trabalhadores do comércio e que contou com a participação da CDL Vitória, sendo implantada pela prefeitura. Funciona assim: ao abrir o aplicativo, há um botão vermelho em destaque logo na tela inicial escrito “pedir ajuda”. Clicando nele, agentes na sede da Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu) de Vitória recebem o alerta na tela do computador. Quando o chamado é aceito, os agentes passam a ter acesso ao videomonitoramento do estabelecimento para avaliar qual é o tipo da ocorrência. As câmeras do comércio só são acessadas pela Guarda Municipal quando o pedido de socorro é feito.
“É um modelo semelhante ao botão que temos implementado nas 103 escolas do município e que já é um sucesso. Só que ao invés de ser físico, é um botão virtual. Em cinco segundos, a Guarda Municipal já terá as primeiras informações sobre o crime, se o suspeito está com arma branca ou arma de fogo, quais as vestimentas, quantos são, antes mesmo de chegar ao estabelecimento comercial. É um modelo novo, que sofrerá ajustes ao longo do tempo, mas que já gera a sensação de segurança para os comerciantes”, comentou o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.
Na primeira fase do projeto foram selecionados 25 comércios de ramos e bairros diferentes, que foram listados pela Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL Vitória) e Semsu. Os bairros contemplados foram: Centro, Parque Moscoso, Jardim Camburi, Santa Lúcia, Ilha do Príncipe, Andorinhas, Vila Rubim, Santa Luiza, Mata da Praia, Conquista, São Pedro, Praia do Canto e Bairro de Lourdes. Os locais integrados com o SOS Comércio são identificados com um adesivo.