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A ideia desta compilação surgiu devido ao ambiente desafiador que o Brasil vive, mas também por entender que as vezes podemos estar deixando de lado o B a Bá do varejo, o básico, o arroz com feijão. Diante de um cenário de incertezas, acompanhe nossas dicas!
1- Um olho na venda e outro no caixa.
Pode parecer bem simples,mas o foco somente na venda, não é a melhor idéia. Todo mundo já notou que o fluxo nos malls dos shopping e nas ruas de comércio mais movimentado em todo o país tem diminuído, consequentemente para as marcas que não estão bem presentes na cabeça do consumidor uma pequena queda nas vendas é inevitável, até ai não há novidades.
A diferença é que alguns varejistas já vinham observando isto faz mais de 1 ano e medidas de ajuste, cortes e todo tipo de redução de gastos já foram feitas, se este não é o seu caso não deixe de olhar com muita cautela para seus custos fixos e operacionais e mãos na tesoura. Faça isso hoje.
Todo o tipo de incentivo a equipe de vendas também é bem vindo, pois o salário do seu funcionário caiu na mesma proporção da redução de suas vendas, se este não é seu caso o incentivo vem em um momento em que a despesa de todos subiu e será muito bem recebido.
2- Manter um cliente frequente, é mais barato que conquistar um novo.
A reclamação do mau atendimento por parte de vendedores e gerentes dos mais diversos segmentos é ainda o padrão e não o contrário. O cliente hoje é em muitas ocasiões bem informado sobre o que quer , como quer, e qual preço quer pagar, avaliando assim se a relação valor x beneficio é justa.
Se não existe investimento na capacitacão das equipes fica difícil cobrar desempenho. A realidade de uma competição acirrada é a verdade do mercado hoje, e as vezes conhecer um pouco mais do seu produto, ter uma boa estória para contar , ser gentil são aspectos raros. Se possível surpreender, e ir um pouco além do atendimento tradicional com um mimo uma pequena delicadeza, que não seja nenhum beneficio financeiro, mais simplesmente a valorização deste cliente frequente, que no fim, é quem paga o grosso das contas da empresa. Como Pareto diz, 20% dos clientes resolvem 80% dos problemas.
3- O digital veio para ficar, mas gaste bem seu tempo antes de entrar.
Com certeza 100% das empresas e negócios , precisam de alguma forma manter sua presença digital. Seja através de um site , blog ou rede social, a análise deve ser feita cuidadosamente, se possível com a ajuda de especialistas.
A presença nas rede sociais é obrigatória porém qual rede social, mais indicada para os objetivos da empresa, qual a estratégia a ser usada e para qual publico ? Estas são perguntas que normalmente tem sido feitas somente ao final de experiências mal sucedidas.
A web é também um espaço onde reputacões podem ser criadas com muito trabalho , expertise e dinheiro, de outro lado os deslizes custam caro à reputação das marcas. Tenha calma e gaste seu tempo avaliando quem faz a diferença no seu segmento, e procure descobrir as melhores práticas.
4- O valor de uma boa experiência.
Que a maioria dos produtos virou comodities ( Feijão, minério, café..) parece que todo mundo já sabe . A dificuldade tem sido como demonstrar qualidades únicas e beneficios exclusivos quando tudo no mercado é igual, ou muito parecido.
Sem dúvida a marca tem um papel a cumprir, carregando os adjetivos que construiram uma reputação, mas o cliente parece estar ligando menos para isto.
Pegue você como exemplo, com certeza várias marcas fazem parte do seu guarda roupa mas, qualidade, estilo, durabilidade também já estão no universo das comodities, a experiência de marca ou de compra, desponta como um das estratégias que podemos e devemos controlar, sim uma obsessão.
Conhecer o seu cliente vai exigir mais do que todos os softwares de CRM ou AI do mercado entregam, mas as vezes um simples nome próprio, aumenta a sua chance de fechar uma venda. De volta ao básico, vire sua empresa para o cliente.
5- Cuide da motivação de toda a equipe.
Toda equipe de vendas tem seus altos e baixos, e o stress do dia a dia é em diversas ocasiões transportado para o salão de vendas, cotas não batidas, o desgaste das cobranças, e diversos outros motivos que não imaginamos, podem estar eliminando o moral das equipes.
Neste cenário o acompanhamento , a escuta paciente, a avaliação criteriosa da performance de todos com ferramentas eficientes, é imprescindível para definir o rumo e empurrar cada colaborador em direção aos seus objetivos.
Estímulos financeiros, caixinhas , concursos , jogos e a conversa cara a cara, são fundamentais para compreender o espírito , e o momento de cada um.
Você que é a locomotiva deste grupo, seja como gerente, supervisor, diretor ou dono, tem a oportunidade de ouvir e dar o exemplo positivo, mesmo nas mais adversas situações. Servir e dar o exemplo são ainda os mantras de quem inpira motivação.
PS: É justamente a possibilidade de realizar um sonho que torna a vida interessante, e diante das dificuldades, só deveremos ficar preocupados com a melhor maneira de seguir em frente.
Fonte: Portal Falando do Varejo